Prof. Dr. Alan Silvio Ribeiro Carneiro

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Apresentação:

É Professor Adjunto, na área de políticas linguísticas, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desde 2017. Atuou como professor de português como língua adicional, na Universidade da Cidade do Cabo (UCT), África do Sul e na formação de professores de língua portuguesa na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), em Timor-Leste. Fez o doutorado em Linguística Aplicada (2014), na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seus interesses acadêmicos são as pesquisas etnográficas sobre o desenvolvimento de políticas linguísticas e educacionais, com destaque para os contextos de ensino de português como língua adicional, de educação bilíngue e de formação de professores para atuação em contextos multilíngues e/ou multiculturais. (Fonte: Currículo Lattes). 

Principais Obras:

  1. CARNEIRO, A. S. R. 'A DIFICULDADE NÃO É FALAR, MAS LER FREUD EM PORTUGUÊS': um olhar para as práticas de letramento na educação superior de estudantes haitianos no Brasil. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 58, p. 33-61, 2019.     
  2. CARNEIRO, A. S. R. O Leitorado Brasileiro da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul: uma experiência com o ensino de Português como Língua Adicional em um contexto pós-colonial. Calidoscópio, v. 17, p. 121-144, 2019. 

Grupo de pesquisa que participa:

É parte dos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa Contato entre Culturas, Imigração, Saúde Mental e Interculturalidade; Sujeitos, Espaços e Práticas no campo da Educação de Jovens e Adultos e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), da Unifesp

Projetos em andamento:

1.Projeto de Pesquisa: Reconfigurações contemporâneas das práticas linguísticas e comunicativas e novas perspectivas para o ensino de língua(gens). 

  1. Projeto de Extensão: Artes da diferença e escolas diferenciadas - encontros com conhecedores de matrizes indígenas e afro-brasileiras 

Proposta de atividades para próximo semestre:

Atividades do projeto de extensão "Artes da diferença e escolas diferenciadas - encontros com conhecedores de matrizes indígenas e afro-brasileiras". 

Prof. Dr. Carlos José Lírio

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Apresentação:  

Carlos José Lírio é Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor do ensino básico nas Redes Oficiais do Estado e do Município de São Paulo. Lecionou na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e, atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Letras, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UNIFESP). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Multiletramentos na escola por meio da hipermídia, sediado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Principais Obras:

LÍRIO, Carlos José. Multiletramentos e ação social: implicações político-pedagógicas decorrentes do atendimento à Lei Federal 10.639/2003. In: PINHEIRO, Petrilson (Org.) Multiletramentos em teoria e prática: desafios para a escola de hoje. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 2017, p. 161-186. 

Grupo de pesquisa que participa:

Grupo de Pesquisa do CNPq Multiletramentos na escola por meio da hipermídia.  

Projetos em andamento:

Multiletramentos antirracistas 

Proposta de atividades para próximo semestre:

Grupo de estudos. 

Profa. Dra. Edna Martins

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Apresentação:

Psicóloga pela UNESP com mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora Associada da Unifesp no Departamento de Educação e no Programa de pós-graduação em Educação desenvolvendo pesquisas na linha Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão sobre os seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Coordena o Grupo de estudos e pesquisa em processos educativos e perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH). Membro do NEAB - Núcleo de estudos Afro-brasileiros da Unifesp. 

Principais Obras:

Livro:                                                                                                                                                      Martins, Edna. Raça e Etnia na Pesquisa em Educação. 01. ed. São Paulo: Triunfal, 2022. 314p 

 Artigos:                                                                                                                                                            01. SOUZA FILHO, E. F. ; MARTINS, E. . Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 48, p. 01-18, 2022.                                                                                                                                                           

  1. SILVA, G. S. ; MARTINS, E. . Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 17, p. 1-20, 2022.                                                                                                                                                                 
  2. MARTINS, E.; NOVAES, L. C. ; Gama, E. D. da . O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO), v. 16, p. 120-147, 2021.                                                                
  3. Martins, Edna; MELLO, M. P. A. ; RIBEIRO, F. B. . Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 16, p. 9-27, 2021                                                                                                                   
  4. MARTINS, E.; MARINHO, C. H. . Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais: Impactos Da Formação Docente Nas Práticas Educativas. Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, p. 42-63, 2017.                                                                                                                                                                      
  5. MARTINS, E.. 'Racismo e Educação: A Temática Étnico-Racial em Foco em uma Universidade Pública'.. Revista Interfaces Brasil-Canadá, v. 16, p. 99-122, 2016.                                                                 
  6. MARTINS, E.; GARRUTTI, E. A. . Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores. Educação (Santa Maria. Online), v. 38, p. 205-218, 2013.                                                                                                                                    
  7. MARTINS, E.; GERALDO, Aparecida das Graças . A influência da família no processo de escolarização e superação do preconceito racial: um estudo com universitários negros.. Revista de Psicologia Política, v. 13, p. 55-73, 2013.                                                                                                           
  8. MARTINS, E.; SANTOS, A. O. ; COLOSSO, M. . Relações étnico-raciais e psicologia: publicações em periódicos no SciELO e Lilacs. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 15, p. 118-133, 2013. 

Grupo de pesquisa que participa:

Coordena o Grupo de estudos e pesquisa em processos educativos e perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH). 

Proposta de atividades para próximo semestre:

Curso de extensão para professores da Secretaria Municipal de Guarulhos. 

Profa. Dra Fábia Barbosa Ribeiro

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Apresentação:

É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2010); mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1998). Atuo no ensino superior desde 2005, principalmente junto aos seguintes temas: História da África, diáspora africana nas Américas, ensino de História da África e cultura-afro-brasileira. Atualmente sou professora da área de ensino no Departamento de História da Unifesp. No âmbito da pós-graduação integro o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História PROFHISTÓRIA da UNIFESP e do Programme de Doctorat Unique ès-Lettres de la Faculté des Lettres et Sciences Humaines de L'Université Cheikh Anta Diop, Dakar-Senegal. Na Bahia, fui professora de História da África da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, campus dos Malês, (2014 a 2022); e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnicos-Raciais - PPGER da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, (2017 a 2021). 

Principais Obras:

Livros:                                                                                                                                                                       1. RIBEIRO, Fábia Barbosa; NEMI, A. L. (Org.) ; ANUNCIATO, A. M. (Org.) . Diálogos na pesquisa em ensino de História. 1. ed. Brasília: Rosivan, 2021. v. 1. 203p.  

  1. RIBEIRO, Fábia Barbosa. Caminho da piedade, caminhos de devoção: as irmandades de pretos no Vale do Paraíba paulista - século XIX.. 1. ed. São Paulo: Alameda Editorial/FAPESP, 2017. 310p. 

Capítulos de livros publicados:                                                                                                                               1. RIBEIRO, Fábia Barbosa; CUSTODIO SOBRINHO, Juliano. . Nas ?Trilhas? da pandemia ? caminhos e descaminhos do ensino de História da África e História da cultura afro-brasileira na Rede Pública Municipal de São Paulo.. In: Lourenço, Elaine; Carvalho, João do Prado Ferraz de; Almeida Neto, Antonio Simplício de. (Org.). Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões. 1ed.São Paulo: Navegantes, 2020, v. 1, p. 1-300.  

  1. RIBEIRO, Fábia Barbosa; LIMA, S. O. ; SILVA, R. C. . Os pretos do Rosário de Taubaté: sociabilidade e escravidão no Vale do Paraíba Paulista ? século XIX. In: Solimar Oliveira Lima; Rodrigo Caetano Silva. (Org.). Do norte ao sul : escravidão Brasil séc. XVI ? séc. XIX. 1ªed.Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI, 2018, v. 1, p. 13-607.  
  2. RIBEIRO, Fábia Barbosa; SILVA, G. C. E. ; LIMA, I. C. ; MEIJER, R. A. S. . Diversidade étnico-racial no Brasil. In: Geranilde Costa e Silva, Ivan Costa Lima e Rebeca Alcântara da Silva Meijer. (Org.). Abordagens Políticas, Históricas e Pedagógicas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar. 1ªed.Fortaleza: UNILAB, 2015, v. 1, p. 7-211.  
  3. RIBEIRO, Fábia Barbosa; LOPES, M. A. O. . O cristianismo no contexto da diáspora e a formação do catolicismo popular no Brasil. In: Lopes, Maria Aparecida de Oliveira. (Org.). História do negro no Brasil: escravidão, gênero e movimentos sociais. 1ed.Florianópolis: Editora Premier, 2011, v. , p. 45-70. 

Grupo de pesquisa que participa:

  1. NDANDU GRUPO DE ESTUDOS AFRICANOS E DA DIÁSPORA 
  2. Ensino de Geografia da África: Caminhos e Possibilidades da luta antirracista 
  3. GEPHRIA- Grupo de Estudo e Pesquisa em História e resistência Indígena na Amazônia: História, Etnicidade e Ensino; Grupo de Pesquisa História do Pensamento Social 

Projetos em andamento:

Em fase de elaboração, projeto: Diálogos sobre o Ensino de História entre Brasil, Angola e Moçambique. 

Proposta de atividades para próximo semestre:

Debates sobre o Ensino de História nos Países de Língua Oficial Portuguesa. 

Profa. Dra. Flavia Saraiva Leão Fernandes

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Apresentação:

Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Fez Graduação em Enfermagem na Escola Paulista de Enfermagem/Unifesp (2007), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifesp (2011), e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, Educação e Urgência/Emergência.  

Profa. Dra. Ligia Fonseca Ferreira

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Apresentação:

Ligia Fonseca Ferreira é professora do Departamento de Letras da UNIFESP -Universidade Federal de São Paulo. Bacharel em Letras (Português-Francês) e Linguística pela USP e mestre em Análise do Discurso pela Universidade de Paris 13. Possui doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama. Publicou vários trabalhos sobre o tema. Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP sobre epistolografia de Mário de Andrade. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre correspondência entre intelectuais brasileiros e franceses e sobre autores não francófonos de expressão francesa. É autora-organizadora da edição crítica da obra poética integral do autor em Primeiras Trovas Burlescas & outros poemas (Martins Fontes, 2000), da antologia Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011 e 2018), e de Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro (Edições do SESC, 2020). Publicou o ensaio “Mário de Andrade, africanista” no volume da obra inédita do autor Aspectos do folclore brasileiro (Global, 2019). É também tradutora e atualmente vice-coordenadora do GELEF - Grupo de Estudos de Literaturas de Língua Francesa. Em 2018, foi condecorada Chevalier des Palmes Académiques pelo governo da França. Em 2020, recebeu a medalha Luiz Gama, do Instituto dos Advogados Brasileiros. 

Principais Obras:

  1. autora-organizadora da edição crítica da obra poética integral do autor em Primeiras Trovas Burlescas & outros poemas (Martins Fontes, 2000). 
  2. autora-organizadora da antologia: Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011 e 2018).  
  3. autora-organizadora de: Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro (Edições do SESC, 2020).  
  4. Publicou o ensaio “Mário de Andrade, africanista” no volume da obra inédita do autor Aspectos do folclore brasileiro (Global, 2019). 

Grupo de pesquisa que participa:

1.GELEF - Grupo de Estudos de Literaturas e Língua Francesa, UNIFESP;  

2."Diálogos Interculturais" e "Relações Brasil-França", ambos no Instituto de Estudos Avançados da USP. 

Projetos em andamento:

  1. Produção literária e jornalística de Luiz Gama  
  2. Diálogos epistolares de Mário de Andrade com africanistas brasileiros e estrangeiros  
  3. Migrações linguístico-literárias: autores não-francófonos de expressão francesa. 

Proposta de atividades para próximo semestre:

Palestras e/ou mini-cursos sobre: produção literária e jornalística de Luiz Gama; imagens negras no Modernismo (quadros, cartas e crônicas). 

Profa. Dra. Melvina Afra Mendes Araújo

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Apresentação:

Melvina Araújo é antropóloga e trabalha sobre o Quênia. É professora associada e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Grupo de Estudos da Mediação e Alteridade – GEMA (Unifesp/Cebrap) que é composto por pesquisadores provenientes de diferentes instituições de pesquisa (Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Universidade Federal da Fronteira Sul, ICS/Universidade de Lisboa, Universität zu Berlin) e em vários níveis de formação, no seio do qual foram desenvolvidos os projetos Alteridade e Mediação: processos de construção do ‘outro’ em contextos católicos e protestantes no Brasil e na África (processo Fapesp 2008/10758-0) e Diferença em contextos plurais (processo Fapesp 2017/20360-2). É bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq. 

Principais Obras:

Livros:                                                                                                                                                               1. Diferença em contextos plurais. Curitiba: Editora da UFPR, 2022 (no prelo). Cultura afro-brasileira: temas fundamentais em ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Alameda, 2017 (em conjunto com José Carlos Gomes da Silva).  

  1. Política da promoção da igualdade racial na escola. São Paulo: Unifesp, 2017, v.1. p.423 (em conjunto com José Carlos Gomes da Silva e Flávia Alves).  
  2. Religião e conflito. Curitiba: Editora Prismas, 2016 (em conjunto com Christina Vital da Cunha) 
  3. O antropólogo e sua bíblia: ensaios sobre missionários-etnógrafos. São Paulo: Fap-Unifesp, 2014. 
  4. Do corpo à alma: missionários da Consolata e índios Macuxi em Roraima. São Paulo: Humanitas, 2006. 
  5. Das ervas medicinais à fitoterapia. 1. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. 

Artigos em revistas acadêmicas no Brasil:                                                                                               1. “Missionários e guerrilheiros”. Novos Estudos Cebrap, n. 121, 2021 (no prelo). 

  1. Apresentação do Dossiê – Coetaneidade, Pós-Colonialidade, Diáspora(s) e Africanidade(s): Caminhos dos Estudos Africanos no Brasil. Revista Mediações (UEL), v.25, p.10 - 22, 2020 (em conjunto com Paulo Müller).  
  2. “Em torno de usos, definições e limites da noção de mestiçagem”. Habitus, v.14, p.199 - 212, 2016.  
  3. ARAÚJO, Melvina. Missionários, crianças, hienas: a questão do infanticídio no Quênia. Terceiro Milênio - Revista Crítica de Sociologia e Política, v.6, p.139 - 156, 2016.  
  4. “Reconhecimento de terras e emergências étnicas: o caso da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol e do Quilombo Morro Seco”. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v.17, p.121 - 142, 2014 (em colaboração com Sabrina D’Almeida).  
  5. Antropologia na missão: relações entre a etnologia confessional de padre Schmidt e a antropologia acadêmica. Religião & Sociedade, v.31, p.30 - 49, 2013.  
  6. Joseph Wanjie, a Kikuyu Catholic Cathecist. Vibrant, v.9, p.112 - 130, 2012.  
  7. Missões religiosas e políticas identitárias: o caso das missões consolatinas no Quênia e em Roraima. Antropolítica, v.31, p.167 - 183, 2011.  
  8. O vai e vem dos conceitos: de categoria analítica à categoria nativa ou vice versa. O caso do sincretismo. Debates do NER, v. 19, p. 121-140, 2011.  
  9. "Fé na cultura": índios, missionários e códigos de mediação. Horizontes Antropológicos, v. 13, p. 165-182, 2007 (em colaboração com Aramis Luis Silva).  
  10. Bactrins e quebra-pedras. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, SP, v. 4, n. 7, p. 103-110, 2000.

Artigos em revistas acadêmicas e coletâneas no exterior:                                                                      1. "Décrire l’autre : inflexions entre l’anthropologie et les missions". In: ZERBINI, Laurik (org.). Expositions et musées missionnaires : capturer, dépouiller, partager l’objet africain XIXe – XXIe siècle. Lyon : Hémisphères/Maisonneuve& Larose, 2021 (no prelo).  

  1. Lusotropicalismo, multiculturalismo e religiões: um ensaio sobre interpretações das religiões no Brasil. Portuguese Studies Review (Ontario/Canadá), v.26, p.197 - 217, 2018.  
  2. “Hienas, missionários e crianças: um estudo sobre relatos de infanticídio no Quênia”. Africana Studia (Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto/Portugal), n. 23, 2014.  
  3. Between Mission, Myths and Tradition. The Production of Texts by and about the Macuxi in Contemporary Brazil. Social Sciences and Missions (Leiden/Holanda), v. 22, p. 89-111, 2009.  
  4. Misiones religiosas y políticas identitarias: las misiones de los consolatinos en Kenia y Roraima. Memoria Americana. Cuadernos de Etnohistoria (Buenos Aires/Argentina), v. 1-2, p. 85-104, 2008.  
  5. Nexos entre lo local y lo global: un estudio de caso sobre la misión Consolata en Roraima. Iztapalapa (México), v. 62, p. 101-116, 2007. 

Artigos em coletâneas no Brasil: 

  1. Introdução: diferença em contextos plurais. In: ARAÚJO, Melvina (org.). Diferença em contextos plurais. Curitiba: Editora da UFPR, 2022 (no prelo) (em colaboração com Paulo Müller, Andréa Peres, Clayton Guerreiro, Rodrigo Domenech, Érico Brito).  
  2. Em busca do “segredo dos britânicos”: kikuyus, escolas independentes e pedagogia missionária no Quênia colonial. In: ARAÚJO, Melvina (org.). Diferença em contextos plurais. Curitiba: Editora da UFPR, 2022 (no prelo). Introdução. In: SILVA, José Carlos Gomes da, ARAÚJO, Melvina (org.). Cultura afro-brasileira: temas fundamentais em ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Alameda, 2017.  
  3. Religiosidade afro-brasileira: tolerância e intolerância no Espaço Escolar In: Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola. São Paulo: Unifesp, 2017, p. 395-424 (em conjunto com Patrício Araújo).  
  4. Controvérsias em torno do infanticídio indígena: religiosos e antropólogos em ação. In: Araújo, Melvina e CUNHA, Christina Vital da (org.). Religião e conflito. Curitiba: Editora Prismas, 2016, p. 153 – 176.  
  5. Religião e conflito: uma introdução ao debate. In: Religião e conflito. Curitiba: Editora Prismas, 2016, 15 – 22 (em conjunto com Christina Vital da Cunha).  
  6. Introdução: Missionário-antropólogo ou Antropólogo-missionário? In: O antropólogo e sua bíblia: ensaios sobre missionários-etnógrafos. São Paulo: Fap-Unifesp, 2014, v.1, p. 11-22.  
  7. Joseph Wanjie. Catequista católico kikuyu. In: Ciências Sociais em diálogo - Cultura e diferença. São Paulo: Fap-Unifesp, 2014, v.1, p. 177-198.  
  8. Makuxi Panton: índios, missionários e mediação. In: O antropólogo e sua bíblia: ensaios sobre missionários-etnógrafos. São Paulo: Fap-Unifesp, 2014, v.1, p. 163-193.  
  9. Natal na maloca. In: MONTERO, Paula (Org.). Deus na Aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Editora Globo, 2006, p. 427-455. 

Grupo de pesquisa que participa:

GEMA - Grupo de Estudos sobre Mediação e Alteridade.  

Projetos em andamento:

2018 – Atual: Diferença em contextos plurais (Processo Fapesp 2017/20360-2) Melvina Afra Mendes de Araújo (coordenadora), Paulo Müller, Andréa Perez, Clayton Guerreiro, Rodrigo Domenech, Érico Brito. 

2020 – Atual: Mau Mau, Missionários da Consolata e a formação de uma nova elite queniana (CNPq – bolsa produtividade em pesquisa). 

Proposta de atividades para próximo semestre:

Desenvolvimento do projeto "Mau Mau, Missionários da Consolata e a formação de uma nova elite queniana"; coordenação do GEMA, no seio do qual serão realizadas reuniões quinzenais para discussão de projetos, textos, relatórios de pesquisa; coordenação do PPGCS; aulas na graduação.